Manchas nos dentes: causas e tipos e tratamentos

Vários fatores podem provocar manchas nos dentes: alimentos, bebidas e até fatores biológicos, como a transparência do esmalte que é parte mais externa na sua composição estrutural.

Há causas para a descoloração dos dentes que você pode prevenir e outras estão além do seu controle.  A lista abaixo pode ajudá-lo a identificar o motivo das alterações na aparência externa da sua dentição.

Comida e bebida: Café, chá, refrigerantes escuros, vinho tinto e até mesmo algumas frutas e vegetais são causas comprovadas de descoloração dos dentes.

Tabaco: tanto os cigarros quanto o tabaco de mascar podem contribuir para a descoloração dos dentes.

Higiene bucal: higiene dental inadequada, como escovação ou uso do fio dental inadequados, pode causar descoloração dos dentes.

Trauma ou doença: Qualquer trauma ou doença que afete o desenvolvimento do esmalte em crianças – seja no útero ou enquanto os dentes estão se desenvolvendo (abaixo de 8 anos) – pode instalar um processo descoloração.  Além disso, algumas doenças e seus respectivos tratamentos podem causar descoloração dos dentes.  Quimioterapia e radiação, por exemplo, descolorem os dentes.

Tratamentos médicos: às vezes,  tratamentos médicos podem contribuir para manchas nos dentes: várias classes de medicamentos prescritos, incluindo drogas para hipertensão, quimioterapia, anti-histamínicos e alguns antipsicóticos, podem causar manchas nos dentes.

Para saber como remover uma descoloração no dente é fundamental saber com que tipo de macha se está lidando.  Paul A. Sagel, pesquisador da Procter & Gamble, conduziu uma extensa pesquisa científica a respeito das manchas de dente.  As descobertas de Sagel mostraram que certas manchas permanecem apenas no esmalte do dente, enquanto outras avançam através dele, com o tempo, e se fixam sob a superfície dessa proteção, criando opacidade e desbotamento.

Felizmente, existem boas opções de tratamento para manchas nos dentes, mas nada como a prevenção. Mantenha sua dentição saudável e com ótima aparência, estabelecendo uma rotina de higiene oral, incluindo a escovação e o uso do fio dental duas vezes ao dia; visitas semestrais ao dentista e limitando o consumo de certas bebidas.  A manutenção regular do clareamento ajudará a mantê-los mais brancos e brilhantes.