Conforme pesquisadores os germes em sua escova de dentes vêm principalmente de sua boca – não do seu banheiro – e podem trazer dados sobre a sua saúde bucal.
O estudo surgiu graças à preocupação de algumas pessoas que acreditam que ao dar descarga na privada podem criar uma nuvem de partículas aerossol que acabariam nas escovas de dente e em outras superfícies do banheiro.
Os pesquisadores pediram às pessoas que enviassem suas escovas (já usadas) para que examinassem o DNA nas cerdas no intuito de identificar as comunidades microbianas. Descobriu-se que essas comunidades combinavam com micróbios geralmente encontrados na nossa boca e dentes.
De acordo com o estudo )que os pesquisadores apelidaram de “Operação Boca Suja” ) os achados independiam do lugar onde as escovas eram guardadas no banheiro, inclusive dentro de armários fechados.
“Não estamos dizendo que você não pode contaminar a sua escova de dentes ao dar descarga”, disse a condutora da pesquisa, Erica Hartmann, professora assistente de engenharia ambiental da Northwestern University em Evanston, Illinois. “Mas, com base no que vimos em nossos estudos, a esmagadora maioria dos micróbios em sua escova de dentes provavelmente veio de sua boca”.
.
Fonte original: https://www.usnews.com/news/health-news/articles/2021-02-08/the-germs-on-your-toothbrush-can-reveal-your-health
.
Perazzo Odontologia EPAO 454
Responsável Técnico: Raphael Perazzo CRO PB 4165