Vários fatores podem provocar manchas nos dentes: alimentos, bebidas e até fatores biológicos, como a transparência do esmalte que é parte mais externa na sua composição estrutural.
Há causas para a descoloração dos dentes que você pode prevenir e outras estão além do seu controle. A lista abaixo pode ajudá-lo a identificar o motivo das alterações na aparência externa da sua dentição.
Comida e bebida: Café, chá, refrigerantes escuros, vinho tinto e até mesmo algumas frutas e vegetais são causas comprovadas de descoloração dos dentes.
Tabaco: tanto os cigarros quanto o tabaco de mascar podem contribuir para a descoloração dos dentes.
Higiene bucal: higiene dental inadequada, como escovação ou uso do fio dental inadequados, pode causar descoloração dos dentes.
Trauma ou doença: Qualquer trauma ou doença que afete o desenvolvimento do esmalte em crianças – seja no útero ou enquanto os dentes estão se desenvolvendo (abaixo de 8 anos) – pode instalar um processo descoloração. Além disso, algumas doenças e seus respectivos tratamentos podem causar descoloração dos dentes. Quimioterapia e radiação, por exemplo, descolorem os dentes.
Tratamentos médicos: às vezes, tratamentos médicos podem contribuir para manchas nos dentes: várias classes de medicamentos prescritos, incluindo drogas para hipertensão, quimioterapia, anti-histamínicos e alguns antipsicóticos, podem causar manchas nos dentes.
Para saber como remover uma descoloração no dente é fundamental saber com que tipo de macha se está lidando. Paul A. Sagel, pesquisador da Procter & Gamble, conduziu uma extensa pesquisa científica a respeito das manchas de dente. As descobertas de Sagel mostraram que certas manchas permanecem apenas no esmalte do dente, enquanto outras avançam através dele, com o tempo, e se fixam sob a superfície dessa proteção, criando opacidade e desbotamento.
Felizmente, existem boas opções de tratamento para manchas nos dentes, mas nada como a prevenção. Mantenha sua dentição saudável e com ótima aparência, estabelecendo uma rotina de higiene oral, incluindo a escovação e o uso do fio dental duas vezes ao dia; visitas semestrais ao dentista e limitando o consumo de certas bebidas. A manutenção regular do clareamento ajudará a mantê-los mais brancos e brilhantes.